quarta-feira, 30 de maio de 2018

ERNESTO AUGUSTO AMORIM DO VALE



      Foi Deputado Provincial no biênio de 1862-63. Em todo período imperial apenas um Engenheiro tomou parte da nossa Assembléia Legislativa. Esse engenheiro foi Ernesto Augusto Amorim do Vale, engenheiro civil, diretor das Obras Públicas da Província de 1860 a 1869.
    Trabalhou muito em nossa cidade. É o autor da planta do Palácio do Governo e da torre da Catedral. Dezenas de serviços foram realizados por ele. Os presidentes da Província elogiavam sempre Amorim do Vale.
       Nascera na cidade do Salvador a 17 de abril de 1831, filho de magistrado, o dr. Severo Amorim do Vale e da Coimbra dona Maria Jesuína. O pai, corno vice-presidente administrou Santa Catarina em 1848-49 e 1849-50. O filho entrou para a Academia Militar da Corte a 5 de março de 1848, fazendo o curso secundário.
    Formou-se em Engenharia Civil, obtendo o bacharelato em Ciências Lógicas e Matemáticas a 24 de dezembro de 1856. Em novembro de 1857 foi nomeado Engenheiro da Província do Ceará, servindo de Oficial de Gabinete do Presidente, conselheiro Silveira de Souza, seu cunhado.
      Chegou a Natal pelo vapor Pará a 9 de maio de 1860 a convite do residente Oliveira Junqueira. Renovou mais duas vezes contrato. Ganhava três contos por ano. Sua presença na Assembléia evidencia o nível das relações e o estado de simpatia cordial em que vivia na Província. Inteligente, dedicado, generoso, fez amigos com naturalidade.

     Em 1868 já estava nomeado Engenheiro Presidente da Primeira Secção da Estrada de Ferro Dom Pedro II, adido à Inspectoria de Obras Públicas do Rio de Janeiro em julho de 1870. Engenheiro do Quarto Distrito da mesma Inspetoria.
     Faleceu no Rio de Janeiro a 12 de junho de 1899.
     Vários filhos seus nasceram em Natal. Entre eles o engenheiro Luis Gonzaga, nascido em 21 de junho de 1861, Pai do Almirante Edmundo Jordão Amorim do Vale, ex-ministro da Marinha, meu amável informante. E Severo,Eugênia. Emiliana, Marcos são nossos conterrâneo
    Há em Natal uma Rua Engenheiro Valee seu retrato está no Palácio do Governo desde 29 de março de 1941 assim como no salão nobr
e do nosso Instituto Histórico
FONTE – FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...

CÂMARAS